quinta-feira, 10 de maio de 2012

Publicidade da Nike promove discórdia com Mano Brown


Há cerca de um ano, alguns veículos de comunicação — inclusive ligados ao rap nacional — noticiaram que o rapper Mano Brown, líder do grupo Racionais MC's, seria o "garoto propaganda" de um comercial da Nike. A campanha publicitária se referia a um novo modelo de tênis da categoria sneaker, que é uma linha de calçado casual voltada para a moda urbana.
Quatro meses depois de lançada a propaganda, o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, informou que Mano Brown enviou uma notificação extrajudicial para a marca de tênis questionando o uso de sua imagem, que, segundo a reportagem, teria sido sem autorização.
No dia 29 de abril de 2012, a Veja falou novamente sobre o caso e disse que a multinacional tenta uma negociação com o cantor para evitar um processo judicial. Segundo a reportagem, a Nike admitiu o erro e retirou a publicidade do ar, mas não pagou qualquer tipo de indenicação ao ícone do rap.
O site Lancenet também divulgou o caso e aproveitou uma entrevista para perguntar diretamente ao diretor da empresa. "Houve um erro nesse caso, mas não sei de que tipo. De fato, poderíamos ter feito melhor", admitiu o diretor de comunicações da Nike para a América Latina, Mário Andrada.
Até o momento não há qualquer ação judicial sendo movida. Contudo, se o caso for levado ao judiciário e houver uma condenação, a quantia pode ser elevada. Isto porque alguns fatores, como poder aquisitivo da "vítima" e o fato dela ser ou não pessoa pública, são levados em conta quando da fixação do valor da indenização.

Por: Cultura Hip Hop

Nenhum comentário:

Postar um comentário