quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nova música de Emicida - Hoje Cedo (Part. Pitty)

Chegou à rede nesta semana uma nova música de Emicida. "Hoje Cedo (Part. Pitty)" é o nome da canção, que conta com produção de Felipe Vassão e participação especial de Pitty. 

Assim como " Crisântemo" e "Zoião", esta última integrante da trilha da novela Sangue Bom, a nova faixa fará parte do primeiro álbum de estúdio do rapper, com lançamento para agosto. A música também já pode ser adquirida via iTunes.
Ouça abaixo:

Inquérito faz trilha sonora do filme TRIUNFO

O Grupo Inquérito assina a trilha sonora do filme Triunfo, que conta a história do hip-hop no Brasil e homenageia Nelson Triunfo. Quando fez a poesia “Ao mestre com carinho” para o dançarino e precursor do hip-hop no Brasil, Nelson Triunfo,  Renan Inquérito não imaginava que assinaria, junto com Pop Black (Black Beats) e Dj Duh (Groove Art´s) a trilha sonora do filme Triunfo, com lançamento previsto ainda para este ano.
O longa que conta a história da black music no Brasil, passeia pelos bailes da década de 1980 e chega até os passos sincopados do homem de quase dois metros de altura e que mudou o curso da cultura nacional ao incorporar a dança característica do hip-hop aos bailes em São Paulo (SP).
Mas, contar essa trajetória não seria possível sem a ambientação e o resgate musical da época. E este desafio ficou por conta do Inquérito, que assina 19 faixas da trilha, quatro delas com letra e vocais, inclusive a ‘Hip-Hop Não Para’, parte do álbum Mudança, lançado em 2010. “Quando foi chamado para participar do filme, foi para dar um depoimento, mas recitei a poesia que está no livro #PoucasPalavras e a produtora  Canal Aberto gostou. A partir daí , fiz duas músicas e em seguida nos chamaram para fazer a trilha toda”, contou Renan Inquérito.

Afrika Bambaataa faz agenda em CEUs de São Paulo

O lendário Mestre do Hip Hop DJ Afrika Bambaataa percorrerá Seis Centros de Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo, com apresentações que reunirão intervenções de grafite, grupos de break, palestras sobre a cultura hip hop, shows com rappers brasileiros e DJs. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ONG Zulu Nation Brasil, o evento vai receber reconhecidos artistas da cena hip-hop nacional. Rapin Hood, Thaíde, Back Spin Crew, Nelson Triunfo, Gaspar (Z’África Brazil) e Wapi Brasil são alguns dos rappers que farão parte da iniciativa.
As apresentações são gratuitas, e os ingressos para o evento podem ser retirados na gestão dos CEUs. Confira o cronograma ;
Data: 31/07/13
CEU ALVARENGA
Horário: 15h
Convidados: Rappin'Hood, MC Tábata, Tribunal Popular e DJ Magrão
Data: 06/08/13
CEU CAMPO LIMPO
Horário: 15h
Convidados: Gaspar (Z'África Brasil), Zumaluma, Amanda Negra Sim, Círculo Malmarin e DJ Tano
Data: 08/08/13
CEU VILA ATLÂNTICA
Horário: 18h
Convidados: Thaíde, Odisséia das Flores, Bonga Grafitti, DJ Davi Frias

Data: 12/08/13
CEU INÁCIO MONTEIRO
Horário: 15h
Convidados: Wapi Brasil e convidados

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Kool Herc no Brasil

O DJ e produtor jamaicano Kool Herc vem ao Brasil para participar de uma mesa de debates durante o evento BLOCK' OUT!, que acontece no dia 17 de agosto, em Ribeirão Preto, no Memorial da Classe Operária.  
Considerado o 'Pai do hip hop', o músico antecedeu e influenciou nomes como Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash, que juntos formam 'o trio sagrado' do gênero. Além de Herc, sua irmã, Cindy Campbell, também vai participar do evento, que segue com apresentações de DJs locais e oficinas de graffiti. 
AGENDA
Evento: BLOCK' OUT! com DJ Kool Herc e Cindy Campbell
Data: 17 de agosto de 2013
Local: Memorial da Classe Operária, Ribeirão Preto, SP
Entrada Franca 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

EDUCAÇÃO PELO HIP-HOP - Confira a Ação do Americano Moises Lopez

Moises Lopez é um dos responsáveis pelas visitas a outros países em busca de educadores e ativistas sociais que se utilizem do hip-hop como instrumento de ensino. No Brasil desde junho deste ano, o jovem educador conheceu algumas instituições que trabalham com o rap em São Paulo e no Rio de Janeiro. E irá levar esses exemplos brasileiros para Nova York, ampliando o escopo de atuação do projeto. Natural de Chicago, Lopez se interessou ainda adolescente pelo hip-hop. Fã de Tupac Shakur (1971-1996), começou a escrever poesia e conheceu o Hip Hop Education Center quando se mudou para Nova York. Hoje é um dos responsáveis pelas relações internacionais do instituto. “Muitas pessoas não sabem o trabalho maravilhoso que é feito nas comunidades aqui no Brasil. E nós precisamos nos conectar e construir relações mais fortes”, conta o educador.
O hip-hop possui quatro elementos básicos: o break (a forma de se expressar pela dança), o MC (a expressão pelas palavras), o DJ (pelos acompanhamentos musicais) e o grafite (pela comunicação visual). Mas existe um quinto elemento, frequentemente esquecido: o conhecimento. 
Para desenvolver essas cinco habilidades surgiu, em 2010, o Hip Hop Education Center, localizado em Nova York – instituição que busca reunir nomes da cena do hip-hop pelo mundo afora, especialmente aqueles que usam a música como ferramenta de educação. Atualmente, o grupo conta com a colaboração de artistas e ativistas do hip-hop de 25 países, incluindo o Brasil, cujo representante é Toni C., educador e escritor que acaba de lançar a biografia Sabotage – um Bom Lugar, lançado pela editora LiteraRua com apoio do Instituto Itaú Cultural.

Confira a entrevista completa que Moises concedeu ao Álbum Itáu Cultural

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Um Bom Lugar - Lançamento do Livro Biografia do Sabotage


Mauro Mateus dos Santos pode até não ser conhecido por todos, mas basta falar em Sabotage, nome artístico do rapper, que muita gente sabe de quem se trata. Morto em 2003, aos 29 anos e no auge da carreira, o músico, que também já havia atuado no cinema − em O Invasor (2001), de Beto Brant, e Carandiru (2003), de Hector Babenco –, ganha uma homenagem no Itaú Cultural, nos dias 9 e 10 de julho.
 
Na programação o público poderá participar do lançamento de Um Bom Lugar (LiteraRUA, 2013), de Toni C., biografia oficial de Sabotage. O evento vai contar com a presença de personalidades do hip-hop, incluindo o autor do livro e os filhos do artista, em shows, debates e encontros.
Exibição de vídeos do programa Rumos Música Homenagem 2007-2009, shows e tarde de autógrafo fazem parte da homenagem.

Detalhes da Programação;
Homenagem a Sabotage; terça 9 e quarta 10 de julho
Na terça das 17h e às 20h e Na quarta das 18h e às 20h
Sala Itaú Cultural − 219 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[indicado para maiores de 12 anos]

Fonte: Itaú Cultural