sexta-feira, 25 de maio de 2012

Encontro Estadual da Nação Hip Hop Brasil

No Dia 03 de Junho no Espaço Estação Jovem em São Caetano do Sul a Nação Hip Hop Brasil promove seu Encontro Estadual 2012. O encontro irá promover uma integração entre os municípios que possuem núcleos organizados da Nação Hip Hop Brasil no Estado de São Paulo, para disseminação e fomento de ações sócio culturais do Movimento Hip Hop através de Palestras, Workshops, Pocket Shows, Literatura, Vídeos e Debates, ao final do encontro será formulado um documento relatório para estimular propostas e ações em relação às políticas públicas para a juventude.
O Encontro terá a presença ilustre dos principais lideres da Nação Hip Hop Brasil, que no dia anterior estarão reunidos para a Reunião Nacional que elege a nova Direção Nacional, marcam presença no encontro representantes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, Goias, Brasília, Santa Catarina e Acre.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Racionais em gravação do novo clipe “Marighella”

Cinco anos após um show que terminou em pancadaria na praça da Sé, o grupo de rap Racionais MC's volta sua artilharia para o centro de São Paulo.
É terça à noite, e Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue estão na rua Mauá, 340, ao lado da Estação da Luz. O que um dia foi o Hotel Santos Dumont parece, para quem vê de fora, uma edificação em ruínas.
O líder do Racionais sobe num tablado, colocado no pátio central do prédio, e se dirige às famílias de movimentos de sem-teto.
"Para eles [poder público], o ser humano é um mero detalhe. Não é o povo deles que está aqui, que vai ser despejado!" Todos aplaudem, inclusive donas de casa que assistem à movimentação da janela de seus dormitórios.
Brown decidiu gravar o clipe da música "Marighella" --sobre o guerrilheiro comunista Carlos Marighella (1911-1969)-- num local com todos os ingredientes para se tornar um novo Pinheirinho --só que, dessa vez, no coração da metrópole, numa região sob disputa política por conta do projeto Nova Luz e das recentes operações anticrack.
Segundo ele, a gravação foi a maneira encontrada para apoiar as mais de 1.300 pessoas que moram no local há quase cinco anos. A Justiça determinou neste mês a reintegração de posse, cuja data será definida em julho.
Embalados pelo discurso de Brown, os integrantes do Racionais e o rapper Dexter emendam um pocket show de luxo. Hits como "Nego Drama" e "Vida Loka (Parte 2)", pelos quais se costuma pagar alto para ouvir em clubes de "playboys", jorram um atrás do outro para os sem-teto.
Clik aqui e veja entrevista completa com Mano Brown
Folha .com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jean Mello: MV Bill, traficante de informações

“Combatente não aceita. Comando de canalhas que a nós não respeita.
Excluído, iludido… Quem nasce na favela é visto como bandido! Rouba muito, magnata… Não vai para cadeia e usa terno e gravata. Causa e efeito… Só dever sem direito”. (MV Bill)

Raro nos dias atuais alguém conseguir desmistificar aspectos cruciais da situação que o Brasil vive, principalmente em pouco mais de cinco minutos. Nesse clipe lançado em abril de 2011, MV Bill incorporou questões extremamente relevantes para entendimento daquilo que realmente é o “País Tropical”.
Lógico que nada dá pra ver e dar um completo amém. Tampouco dizer que toda produção do cantor é tão madura quanto essa música.
Controvérsias à parte, conferir detalhes da obra que inspirou esse texto permite compreender melhor como se comporta um sistema cuja lógica inclui conservar as misérias e as desigualdades sociais. Também é um dos pedaços do quebra-cabeça para montar o que muita gente espera que aconteça de vez por aqui: negros dizendo aquilo que apenas os negros viveram e ainda vivem.

Clik aqui e Veja Texto Completo
Jean Mello e colunista do Blog Coletivo Outras Palavras.

sábado, 19 de maio de 2012

Leci Brandão na Casa do Hip Hop de Ribeirão Pires

A Artista e Deputada Estadual LECI BRANDÃO, marca presença nesta Segunda Feira Dia 21/05 às 19hs na Casa do Hip Hop Juventude, a Deputada participa do Projeto “Coquetel Hip Hop – Junto e Misturado!”, Um Encontro Mensal que reúne e integra diversas formas de ação do movimento Hip Hop e dos segmentos da juventude organizada. A Deputada Leci fará uma Roda de Conversa com os presentes sobre “Juventude e Cultura”, ela integra a Frente Parlamentar de Juventude e Coordena a Frente Parlamentar da Cultura.
Além de Leci Brandão, o evento vai promover o Lançamento do Livro “Hip Hop está Morto!” um romance do Escritor e Produtor Toni C. que conta a Historia do movimento hip hop no Brasil.
A Casa do Hip Hop esta localizada na Av. Santo André nº 1013, no Centro Alto de Ribeirão Pires (prox. a Estação e Trem), a atividade é Gratuita.
Informações: (11) 4825 5310

Racionais MC’s aparecem em Foto de Novo Clip

A imagem, publicada por Sau Santiago, do grupo Cafofo Rec, mostra os rappers Ice Blue, KL Jay, Dexter e Edy Rock, caracterizados para as filmagens e segurando metralhadoras e fuzis falsos, enquanto Mano Brown, usando óculos e uma boina, está sentado diante de um microfone.
Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do grupo, a foto foi feita durante as gravações do clipe de Marighella, faixa que estará no novo álbum. A canção conta a história de Carlos Marighella, que lutou contra o regime militar nos anos 60.
Confira a Musica Abaixo;

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Publicidade da Nike promove discórdia com Mano Brown


Há cerca de um ano, alguns veículos de comunicação — inclusive ligados ao rap nacional — noticiaram que o rapper Mano Brown, líder do grupo Racionais MC's, seria o "garoto propaganda" de um comercial da Nike. A campanha publicitária se referia a um novo modelo de tênis da categoria sneaker, que é uma linha de calçado casual voltada para a moda urbana.
Quatro meses depois de lançada a propaganda, o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, informou que Mano Brown enviou uma notificação extrajudicial para a marca de tênis questionando o uso de sua imagem, que, segundo a reportagem, teria sido sem autorização.
No dia 29 de abril de 2012, a Veja falou novamente sobre o caso e disse que a multinacional tenta uma negociação com o cantor para evitar um processo judicial. Segundo a reportagem, a Nike admitiu o erro e retirou a publicidade do ar, mas não pagou qualquer tipo de indenicação ao ícone do rap.
O site Lancenet também divulgou o caso e aproveitou uma entrevista para perguntar diretamente ao diretor da empresa. "Houve um erro nesse caso, mas não sei de que tipo. De fato, poderíamos ter feito melhor", admitiu o diretor de comunicações da Nike para a América Latina, Mário Andrada.
Até o momento não há qualquer ação judicial sendo movida. Contudo, se o caso for levado ao judiciário e houver uma condenação, a quantia pode ser elevada. Isto porque alguns fatores, como poder aquisitivo da "vítima" e o fato dela ser ou não pessoa pública, são levados em conta quando da fixação do valor da indenização.

Por: Cultura Hip Hop

Emicida Grava Rap para Game “Max Payne 3”

Costurando temas como política, pobreza e injustiça social ao caos da cidade de São Paulo, Emicida coloca nas ruas “9 Círculos”, música composta especialmente para o game “Max Payne 3”.
O novo título da Rock Star – produtora responsável pela clássica série “GTA” – será ambientado na capital paulista e terá trilha oficial do rapper.
O fio condutor da história é a procura do herói que dá nome ao jogo por uma mulher que foi sequestrada. Para resgatá-la, Max Payne terá de derrubar traficantes ao som de “I Love Quebrada”, “Sorriso Favela” e “Avua Besouro”, além, é claro, da faixa inédita.
“9 Círculos” tem produção de Casp e Nave Beatz. A inspiração para o som, conta o MC, foi a própria cidade de São Paulo. “O caos da maior cidade da América Latina, a insegurança, o medo envolto nessa atmosfera de corrupção, crime, pobreza, luta por justiça e todos os elementos que compõem este ambiente.”
A composição é dividida em duas partes, afirma o rapper. “A primeira é algo como um conflito interno, e a segunda é uma visão mais política, com um olhar sobre fatos recentes, uma vez que o jogo é lançado neste momento que estamos vivendo agora. Acho que a música faz jus à São Paulo que vemos hoje.”
Fã de videogames e em especial da série “GTA”, da Rockstar, EMICIDA celebra a oportunidade de fazer a trilha sonora oficial do jogo. “Ter uma canção cantada em português num lançamento mundial é muito especial para a música brasileira. ‘9 Círculos’ passeia por uma brasilidade bem interessante, flerta com maracatu e samba. É um texto bem cru sobre a realidade das ruas, estou feliz com isso”, diz.
Confira a faixa exclusiva que o rapper fez para game:


Por: Cultura Hip Hop



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Semana Municipal do Hip-Hop em Aracaju

Uma semana de muita arte, formação e entretenimento para a juventude sergipana
Uma extensa programação foi montada pela Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ) e a Nação Hip-hop Brasil, para comportar toda a produção do hip-hop sergipano durante a Semana Municipal do Hip-Hop que acontece de 7 a 12 de maio na cidade de Aracaju.
Audiência Pública, Oficinas, debates, batalha de breakdance, mutirão de graffiti, mostra de vídeos, shows e o lançamento da Revista Rap Nacional e do livro “O Hip-hop Está Morto”, farão parte da programação. O evento reunirá importantes personalidades do hip-hop brasileiro: Dexter, GOG, Toni C, Nelson Triunfo, DJ Branco, DJ Rodrigo, Mandrake, Elaine Mafra, Bonga, Hot Black, em um momento histórico para o hip-hop sergipano, a primeira edição do evento um ano após a aprovação da Lei Municipal da Semana do Hip Hop. Um projeto de lei de autoria da vereadora Karla Trindade, sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, visando à valorização, fortalecimento, desenvolvimento e empoderamento da cultura hip-hop e toda juventude que se vêem nesta cultura representada, reconhecendo a grande contribuição do hip-hop na proposição, formulação e elaboração de políticas públicas em Aracaju.
De acordo com o coordenador Municipal da Juventude, Antonino Cardozo, a sanção é mais um importante passo para a consolidação das políticas públicas voltadas à periferia e à juventude aracajuana. “O poder público reconhece o hip-hop como expressão da cultura urbana, da periferia, de contestação social”, destacou o coordenador.
Para o rapper e sergipano Hot Black o prefeito Edvaldo Nogueira sempre se mostrou solidário às pautas da juventude. “Ele tem feito um belíssimo trabalho voltado para os jovens da capital, seja investindo numa educação moderna e de qualidade, ou com a criação de espaços onde a juventude possa se expressar, a exemplo da Praça da Juventude, enfim, Edvaldo tem o olhar voltado para essa categoria tão importante na construção de pensamentos, de participação social. Ficamos felizes em saber que o jovem está na pauta diária do prefeito”, destacou.
MAIS INFORMAÇÕES: (79) 8845-8882 – Arih / (79) 88120379 – Antonino / (79) 8825-1795 – Hot Black, e-mail: nacaohiphopbrasil.aju.se@hotmail.com
 Clik aquie veja a programação completa

Rap Nacional