quinta-feira, 29 de março de 2012

Casa do Hip Hop - Cultura e Cidadania

Inaugurada no último dia 18 de Março, a Casa do Hip Hop e Juventude quer ir além de ser um espaço cultural onde o jovem apenas pratique atividades de lazer. A intenção é tornar o local uma área de acolhimento e de discussões relacionados às políticas públicas na juventude.
Beto Teoria que coordena programas para juventude da cidade, explica que o jovem terá um espaço para expor suas ideias e participar dos projetos ligados ao tema, já que o local também será utilizado pelos grêmios das escolas.
“Nosso objetivo é fazer mais ações, e trazer o jovem para discussões de cidadania e fazer intervenções em diversos temas”, disse.
Além disso, a casa contará com oficinas de Breaking, Rap, Capoeira, Grafite e Street Dance inicialmente. O local também terá outras atividades como Saraus, palestras e encontros de hip hop.
Clik aqui e Veja Materia Completa no site Folha de Ribeirão Pires.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Casa do Hip Hop, Casa da Juventude!


Com a presença Ilustre de King Nino Brown e Sharylaine, precursores do Hip Hop Nacional, a data de 18 de Março de 2012 marca a Inauguração da Casa do Hip Hop de Ribeirão Pires, e também consagra a luta de 15 anos do movimento hip hop de Ribeirão e do ABC Paulista. A Criação da Casa do Hip Hop e Juventude é uma vitoria do movimento que dá voz aos manos e minas da periferia, um veiculo que leva informação, conscientização e promove a auto-estima de um segmento da juventude que sempre esteve à margem da sociedade, que sempre teve seus sonhos e anseios censurados pelo sistema opressor. Um sistema que historicamente que manipular nosso povo, se apropriar da nossa cultura, criminalizar nossos movimentos, padronizar nossos costumes, Porem a história mostra que nosso povo é guerreiro, é lutador e faz de suas lutas e anseios uma ação de todos para todos.
A juventude sempre foi à mola que impulsionou varias lutas e sempre esteve presente na conquistas históricas de avanços de nossa sociedade e desta vez não é diferente. Seja o jovem do hip hop, do movimento estudantil, das diversas áreas da cultura, do esporte, o jovem trabalhador, dos grupos de igreja e dos mais diversos segmentos organizados, lá está presente a juventude de bandeira na mão, com garra e disposição pronta pro embate.
Que esta conquista, seja à base de muitas ações e conquistas que irá nos fortalecer no futuro, e neste futuro terá outros jovens, outros governos, outros lideres, mas a luta que aqui se fez presente será eternizada e reconhecida por esta nova geração que terá a tarefa de dar seqüência a este trabalho e avançar, para que a juventude deste novo futuro não tenha que criar a casa da juventude, mas que todo lugar da nossa sociedade o jovem se sinta em casa.
Texto: Beto Teoria

quarta-feira, 14 de março de 2012

Casa do Hip Hop de Ribeirão Pires

Em Maio de 2008 uma Comissão da Nação Hip Hop Brasil foi recebida pelo Prefeito de Ribeirão Pires Sr. Clovis Volpi, na oportunidade além de Beto Teoria que mediou o encontro, a reunião contou com a Presença de Nuno Mendes da 105 FM (Coordenador Estadual da Nação Hip Hop Brasil) e outros importantes representantes do Hip Hop Local. O objetivo da reunião foi apresentar ao Prefeito uma proposta da entidade em ter ações sociais e culturais pela temática do movimento Hip Hop, onde as ações serão realizadas em parceria com o poder público municipal, e entidades que atuam no segmento de políticas públicas para juventude, sendo a melhor alternativa para a execução do projeto a criação de um espaço de excelência para o movimento hip hop e para a juventude como a Casa do Hip Hop e Juventude. Neste encontro o Prefeito se mostrou simpático à ideia e se propôs a buscar alternativas para viabilizar o projeto, após 02 anos de desdobramentos, em 2010 o governo municipal destinou um prédio localizado na Av. Santo André na região do Centro Alto de Ribeirão Pires, onde havia abrigado o Departamento da Defesa Civil, o Prédio precisou passar por ampla reforma de melhorias e adequações, como a criação de acessibilidade, que por se tratar de uma antiga Casa não havia sido projetada com o devido acesso.
Após um demorado, mas necessário processo finalmente o obra será entrega e o projeto será implementado, a Nação Hip Hop Brasil e demais membros dos segmentos da Juventude organizada Convida a todos a participar no Dia 18 de Março de 2012, do Ato Publico de Inauguração da Casa, ”Vamos Celebrar mais uma vitória do Hip Hop, vamos iniciar mais um importante processo de fortalecimento do movimento e da Juventude” – Beto Teoria.
A Casa do Hip Hop se localiza na Av. Santo André, 1013 – Centro Alto de Ribeirão Pires, a 5 minutos da Estação de Trem, informações; (11)4825 5310.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Lançamento do Livro em São Caetano foi Sucesso!

Noite de quinta-feira (1º), cerca de 100 pessoas reunidas no Centro de Referência da Juventude, na Estação Jovem no centro de São Caetano do Sul, no ACB Paulista. Armado com o livro, Toni C. disparou a informação: “O Hip-Hop Está Morto!” e assim, mais uma noite entrou para a história da cultura hip-hop, que paradoxalmente, vive. E pulsa. E faz acontecer.
Com menos de três anos, a pequena Duda Araújo Landim se sente extremamente a vontade em meio aos livros. É assim desde que nasceu, visto que a mãe, Mirela Araújo, faz questão de ler para ela, levá-la a saraus e eventos literários. “É gratificante vê-la tão envolvida com a literatura já, desde cedo, até porque, ela é o futuro do hip-hop. Temos que formar mais leitores para assim termos mais escritores”,destaca Mirela.
E durante o lançamento de Toni C. não foi diferente. Em meio aos livros, Duda se sentiu muito à vontade. Da mesma forma que o MC Cauan, de apenas oito anos, que esteve no evento e participou de um pocket show. “O Cauan se diverte muito em eventos como este. Ele já gosta muito dos livros e se sente todo orgulhoso por estar nele, por fazer parte da história do movimento hip-hop no Brasil. Isso é um ponto importante, visto que o acesso à literatura para o gueto ainda é algo muito recente. Todo mérito ao Toni C, por escrever algo que interessa a população periférica”,pontua o pai do MC Cauan, Junior, do grupo Vigilantes MCs.
Uma atividade cheia de surpresas marcou a noite. A abertura foi feita por um grupo de dança, resgatando os primórdios do hip-hop no Brasil. Na sequência, trouxe literatura em dose dupla. Além de um pocket show, o rapper Renan Inquérito também autografou o recém-lançado #PoucasPalavras– livro de poesias concretas, ilustrações e fotografias