sexta-feira, 26 de junho de 2009

Projeto Hip Hop na Escola


Foto: Equipe de Trabalho

Escolas Abrem as portas para Hip Hop

O Projeto Hip Hop na Escola Foi um Sucesso, Desenvolvido pela entidade Nação Hip Hop Brasil com o apoio do Ministério da Cultura e Secretaria de Educação de Ribeirão Pires durante a semana de 15 a 20 de Junho,as Escolas Estaduais de Ribeirão Pires receberam Membros do Hip Hop e Artistas Convidados, para uma palestra interativa sobre o surgimento do Hip Hop e a Historia de
seus elementos culturais (Break, Rap, DJ e Graffiti).
A iniciativa é uma forma de conversar com a juventude sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura popular brasileira, as ações sociais, públicas e familiares em que estão inseridos, bem como valorizar seu período de formação escolar. O hip hop se transforma em ferramenta para veicular estes temas utilizando-se de seus elementos como a dança, as artes plásticas e a musica. A atividade cultural é feita usando os elementos da cultura hip hop integrada as disciplinas escolares, Ex; Graffitit e Artes, DJ e Matemática, RAP e Português, Breaking e Educação Física.
O Projeto teve a coordenação de Beto Teoria uns dos principais representantes do Hip Hop no ABC e Morador da Cidade, devido ao sucesso do Projeto algumas escolas irão dar continuidade aos workshops, pois algumas Séries do ensino Fundamental e Médio tem em suas apostilas de estudo o Tema Hip Hop.
A Nação Hip Hop agradece as escolas participantes e artistas colaboradores, veja a relação; Pastana Menato recebeu Markão DMN, Dom José recebeu Marcelo Buraco, Judith Ferreira recebeu Rapper D.B.S, Farid Eid recebeu Mano AXÉ (Império Z.O) Álvaro de Souza recebeu Dani Voguel (Sampa Crew), Mario Leandro recebeu Nuno Mendes 105 FM e Marli Raia Reis recebeu o Grafiteiro TOTA

Informações e Contato;
Beto Teoria
11 3054 1827 / 7461 8650
Email:
betoteoria@yahoo.com.br

MICHAEL JACKSON SERÁ ETERNO



UM REI NEGRO


Cresci ouvindo e me influenciando musicalmente por Michael Jackson, e mesmo após todos os acontecimentos envolvendo seu nome nos últimos anos não deixei de ser admirador de sua obra, Recentemente inclusive adquiri o CD 7EVEN ultimo CD lançado por ele produzido por Will I am do Black Eyed Peas. Assim com James Brown, Michael grava seu nome na historia da musica mundial.
Ele simplesmente fez sucumbir a vontade de muitos chefões da musica norte americana em ter o um modelo “Branco” de sucesso musical, aos 5 anos ao lado dos irmãos Jackson ele já atraiu olhares e ouvidos de milhares de fãs da boa musica e em pouco anos virou o Rei do Pop, pois bem, pela primeira vez o rei era Negro, não por acaso virou ídolos de milhares de jovens negros que nos guetos norte americanos o imitavam, era o representante de muitos negros e afro descendentes que viam nele o sonho realizado do sucesso e o credito de que é possível vencer (Yes We Can).
Pro Hip Hop ele foi muita mais do que um exemplo de sucesso foi a referencia de um caminho a ser percorrido, foi sampleado por muitos, serviu de divulgador do popping uns dos segmentos de dança do Breaking, revolucionou com a forma cinematográfica de fazer seus vídeos clip’s adotada ate hoje pelos Rapper’s Norte Americanos, e muitos artistas se inspiram até hoje nele para fazer suas performances, é só olhar pro Justin Timberlake, USHER ou Chris Brown, este ultimo inclusive gravou recentemente uma performance de TRILLER em um de seus DVD’s.
Lembro na infância de um desenho animado que passava na televisão o Jackson Five onde tinha os ratinhos de estimação do Michael, (Rose e Charlie se não me engano) e ao fundo a musica ABC.
Lembro também de um seriado que passou na TV contando um pouco a sua trajetória desde a infância e lá mostrava que muitas vezes ele apanhou do pai, que queria que ela praticasse incansavelmente as coreografias dos shows do Jackson Fives, talvez ai também explique um pouco dos problemas psicológicos que Michael aflorou com o passar dos anos.
Ele Foi o um verdadeiro REI; rei de vendas de discos, de canções de sucesso, de prêmios Grammys, de prêmios MTV, de prêmios Soul Train, o único na historia a ter 5 musicas ao mesmo tempo nas paradas de sucesso, entre tanto outros registros gloriosos de sua Majestade.
Se hoje temos o Obama presidente Negro nos EUA, não podemos descartar a contribuição de Michael de uma forma musical e social mostrou como os Negros podem vencer a segregação racial.
Inquestionável era seu talento, tenho um VHS em Casa da Gravação do Soul Train 25 anos, em que no meio de dezenas de dançarinos ele se destacava com sua performance perfeita e contagiante.
Guarde seus discos, vídeos, pôster, revistas, pois mesmo anos futuros Michael Jackson servira como influência e ainda será lembrado como o Rei Negro! O Rei do POP.

Veja abaixo:

Trechio com Tradução da Musica Heal the World (Cure o Mundo):

HEAL THE WORLD
MAKE IT A BETTER PLACE

FOR YOU AND FOR ME
AND THE ENTIRE HUMAN RACE
THERE ARE PEOPLE DYING
IF YOU CARE ENOUGH FOR THE LIVING
MAKE A BETTER PLACE
FOR YOU AND FOR ME
Cure o Mundo
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim
Em toda raça humana
Há pessoas morrendo
Se você se importa muito com a vida
Faça um lugar melhor
Pra você e para mim

Dedico este texto para meu irmão Renato que me deu o disco duplo Dangerous, ao Guará Jackson (cover do Michael em Rio Grande da Serra) e ao B.Boy Chris fã do Michael com eu.

Por: Beto Teoria